"E em Ti confiarão aqueles que conhecem o Teu nome, porque Tu Senhor, nunca desamparaste os que te buscam..."

Animal não é brinquedo! Sente FOME, FRIO e MEDO!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pressão social

Queria falar hoje sobre uma questão que venho analisando há tempos e buscando um jeito de colocar isto no blog, sem dar a impressão de colocar o dedo no nariz de ninguém.
A questão é: Pressão social.
E as que se seguem na minha cabeça ao ouvir isto são: Pra que servem?Obedecem à vontade de quem?Faz bem pra quem?E finalmente, quem consegue fugir delas?

Então vamos por partes, primeiramente não conseguiria falar de todas já que são muitas e isto seria muito complexo e talvez chato, mas, as que considero principais.
Que são: família, estudo, dinheiro, trabalho, sexualidade e aparência (esta é braba)!
Em primeiro lugar respondo as questões lá de cima.
Pra que servem? Acho que servem para se estabelecer uma ordem na sociedade, pra que tudo não vire uma bagunça com cada um fazendo o que bem entende (oi? E não é isso a tal da democracia, que a gente pensa que vive?) já que temos que respeitar regras e padrões que nem sempre são os que achamos corretos, e aí respondo a segunda obedecemos então à vontade de quem? Dos patrões corporativistas deste país, porque, tudo começa assim você cresce sendo ensinado nas leis da boa educação, vai para escola aprender a ser um profissional, e passa a vida inteiro sendo um bom profissional única e exclusivamente para ganhar seus reais e comprar uma casa e um carro, independente do que isto te custe. Não em termos financeiros é claro, mas em termos de qualidade de vida, clareza de discernimento, bem-estar, saúde, saúde moral e claro livre-arbítrio (oi? Livre o quê? Se eu passo apenas 10 horas da minha sagrada vida diariamente dentro de um escritório sem tomar nem banho de sol, que é de direito até aos presidiários, e só volto pra minha casa após mais duas horas no transporte público a se somarem a estas dez, tomo um banho, janto e durmo acho que umas seis horas talvez, e volto) enfim! Você me entende não é?
Nisto tudo acho que também compreende a resposta da pergunta faz bem pra quem, e agora sim a parte mais tensa: quem consegue fugir dela?
Não digo que não exista quem consiga viver a margem disso tudo, mas, o preço é caro gente. A sociedade e sua família te cobram por você não ter estudado, não ser um profissional bem sucedido que ganha muito dinheiro, mesmo sem saber se conseguiria tempo para bem gastá-lo, porque você é gay, cobra porque você não tem filhos, mas tem cachorro, porque tem filhos e os deixa na creche o dia inteiro pra trabalhar e dar pra ele o ”melhor” ainda que ele ache que o “melhor” era estar perto de você e não o novo game do Bem 10, que a mídia diz que ele precisa ter pra ser feliz e claro uma coca-cola pra acompanhar porque sem uma coca ninguém é feliz! E aí te cobram porque teu filho aquele, que você só vê aos fins de semana é mal educado, mas que você não seria uma mulher realmente se não tivesse ido trabalhar depois que ele nasceu, porque ser dona de casa é “muito” pouco pra você!
Que é moderna, arrojada, engajada nas questões sociais e ambientais, que é também a coluna sustentadora da sua família (oi? Família a não dá pra ter né? Você chega vai fazer janta tem que lavar a louça enquanto escuta a novela que está passando na sala e quando acaba de tomar banho já estão todos dormindo e amanhã quando sair pra trabalhar eles ainda não acordaram né?), mas tem o fim de semana que além de limpar toda sua casa você tem que estar linda, cabelos sedosos e escovados, unhas feitas, perfumada e de braços abertos pra curtir o sábado com o maridão (oi? Maridão ta lá esperto esperando você chegar cheirosinha e achar em você pelo menos um traço que ainda exista daquela mulher por quem ele se apaixonou e que pelamordedeus, tinha um fogo... oi... Que fogo?), afinal você é uma mulher do século XXI!!!
Então gente me diz, quem consegue sair desta engrenagem que te corrói até os ossos, e que cada dia te deixa mais infeliz?
Quando é que vamos para e seguir o caminho que vai pra dentro, aquele que corresponde aos nossos verdadeiros desejos como pessoa que somos e não como bonequinhos de um sistema falido que te esfrega na cara tudo que você não e deveria ser!
Quando deixaremos de ser tão preconceituosos, e consumidores de idéias alheias?
Vamos agora a vez é de você...Falem o que acham...Inclusive que eu to errada! Que eu sou democrática!

2 comentários:

  1. Pra mim a vida é feita de escolhas, perdas e ganhos. Tenho uma prima que engravidou na adolescência, casou com o namorado, estão juntos até hoje, batalharam muito, ela conseguiu estudar depois do quarto filho, agora aos quase 40 passou num concurso na área que escolheu, e estão juntando dinheiro para comprar uma casa. Os filhos terão que esperar pela faculdade, terão que trabalhar para pagar.Já eu fiz o oposto, estudei, tentei me estabilizar, não fiquei feliz com a primeira escolha profissional, fui atrás de outra, juntei grana pra comprar minha casa, viajei e passei bastante, casei aos 33 anos com o homem da minha vida, e agora estamos batalhando por um filho. Quem está certa ou errada? AS duas tiveram perdas e ganhos, só que cada uma viveu de acordo com aquilo que acreditava, seguiu seus "sonhos". Acho que esse é o ponto, estar consciente do caminho que optou por seguir... para lidar melhor com as consequências. Mas alguém sempre terá algo a dizer...isso é fato!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Mayara , obrigada por me acompanhar viu, fico feliz.
    Olha, vc deu abertura para a discussão de assuntos tão amplos e ainda cheios de tabus...
    Se eu fosse escrever aqui nao caberia tudo o que passou pela minha cabeça assim que li seu post...
    rs
    Um grande beijo

    ResponderExcluir